Ideias Brasil

"POR QUE O BRASIL PRECISA DE SUAS IDÉIAS"

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Adoção Gatinhos da UFES






O Projeto Adoção Gatinhos da UFES (Universidade Federal do Espirito Santo) surgiu com o objetivo de ajudar os gatos que vivem no campus da Ufes, tanto os que lá nascem, como os que são abandonados. Existem em média 100 gatos vivendo no campus, entre filhotes e adultos. Porém, não há como precisar a quantidade exata. A alimentação dos animais é garantida com a colaboração de voluntários, que todos os fins de semana (sábados) vão até a Ufes alimentá-los. Sem a dedicação dessas pessoas o trabalho não seria possível, já que os gatos estão divididos em grupos espalhados por todo o campus, o que demanda tempo e disposição. Os recursos para alimentação, castração, medicação e demais cuidados necessários são conseguidos através da divulgação do trabalho em um perfil do orkut chamado "Adoção Gatinhos da Ufes". Lá são feitas rifas, leilão, lojinha, bazar, apadrinhamento dos animais e campanhas de doações em geral. Todos os valores depositados tem a prestação de contas apresentada através de notas fiscais e comprovantes para garantir a credibilidade e a seriedade do nosso trabalho. Muitos gatos foram resgatados, porém não conseguiram adoção, já que a maioria dos adotantes tem preferência por filhote. Hoje, esses gatos resgatados vivem com a protetora Simone (uma das voluntárias do grupo). Os recursos também são usados para a compra de ração desses animais, que chamamos de resgatinhos. São em média 60 animais. Lembrando que não possuimos abrigo e não temos condições de recolher animais nas ruas.


O trabalho não se limita somente à alimentação. Os animais são tratados, vermifugados, castrados e se necessário, internados para tratamento veterinário e encaminhados para adoção, que é concretizada mediante assinatura do termo de responsabilidade. Apesar dos poucos recursos, o grupo já resgatou animais que não vivem no campus por estarem em sofrimento nas ruas. Os gastos com ração chegam a 450 kg por mês, tanto para os animais que vivem no campus como para os gatos resgatados (resgatinhos). Alguns voluntários do grupo abrigam resgatinhos em lar provisório, se responsabilizando por seus cuidados até estarem prontos para a adoção. Já encaminhamos para um lar mais de 100 resgatados (até set. 2009), desde a criação do grupo. Os tratamentos de animais que necessitam de internação, cirurgia ou cuidados especiais, são garantidos através de doações de amigos, que acompanham a recuperação dos animais pelas fotos e dados postados no perfil do orkut, meio imprescindível para que essas doações cheguem até os animais. Algumas clínicas ou veterinários concedem descontos nas cirurgias ou tratamentos por se tratarem de animais carentes, porém os custos são altos e muitas vezes não possuímos recurso pra cuidar de todos os animais que necessitam de ajuda.




O maior objetivo do grupo é pregar a ADOÇÃO, pois todos sabem, existem milhares de animais abandonados, passando fome, frio e todo tipo de sofrimento nas ruas, CCZs ou nas mãos de pessoas que desconhecem ou simplesmente ignoram a posse responsável, além do grande número em abrigos que aguardam a oportunidade de uma vida melhor. O lema do grupo Adoção Gatinhos da Ufes é NÃO COMPRE, ADOTE! Precisamos de parceiros com atuação efetiva para a castração em massa dos gatos do campus da Ufes. Existe a necessidade do controle populacional através da castração, solução indiscutível para a diminuição dos animais abandonados.


A protetora Simone elaborou um projeto que abrange toda a fauna urbana existente na Universidade, que oportunamente será apresentado à Reitoria para aprovação.


Não nos dedicamos por achar que temos "obrigação" de resolver o problema de superpopulação de animais nas ruas ou resgatá-los do sofrimento, mas por sentirmos que é dever de cada um. Nossa consciência nos conduz a fazer a nossa parte e lutar pelas vidas que temos condições de salvar.


Precisamos de ajuda para continuar ajudando!


Esse Projeto foi idealizado por um grupo de voluntários:


Cristiany Zanotti
Neida Vaz
Marcela Beja
Cida Comarela
Andrea Carvalho
Vera Gregório
Silvia Lorenzoni
Janaina Favarato
Simone Cardoso


Conheça mais o trabalho dos VOLUNTÁRIOS ADOÇÃO GATINHOS DA UFES.
Adote um gatinho:



Um comentário:

  1. que legal seu blog, Fernanda!
    obrigada por ajudar na divulgação dos gatinhos da ufes... eles merecem uma família pra alegrar, e não o abandono... obrigada mesmo!!! :D
    bjocas!

    ResponderExcluir

Gostou da Idéia?? Então comente.