Ideias Brasil

"POR QUE O BRASIL PRECISA DE SUAS IDÉIAS"

terça-feira, 10 de novembro de 2009

SISTEMA PRISIONAL




FATOS E DADOS:
“O Brasil tem ao todo 511 Estabelecimentos de Confinamento”
“estão presos nestes estabelecimentos aproximadamente 130 mil presos”
“Cada preso custa por mês para os cofres da nação o total de 4,5 salários mínimos”
“ Existe uma quantidade infinda de brasileiros sem profissão definida”

“Está claro para todos que o sistema penitenciário desse país está falido, bem como as penas aplicadas são equivocadas.urge portanto que se busquem alternativas para que os infratores possam ser recolhidos em instituições capacitadas que tratem o interno como um ser humano que errou e deve refletir sobre seus atos para que não mais os pratique em desacordo com a lei e, dessa forma, possa ser reincorporado à sociedade.” (Wesley Botelho Alvim)

A GRANDE IDÉIA




Sabemos que a ressocialização de presos não é uma coisa muito fácil, sabemos também que já existe em vários países houve sucesso com algumas tentativas.
Pensando nisso tive uma idéia, que com certeza outras pessoas também já tiveram, no entanto ainda não vi essa idéia em pratica em nenhum lugar do País.

Consiste em Anexar ao complexo prisional uma fábrica ou Industria onde os presos trabalhariam conforme CLT, e com o “salário” que lhe é de direito poderia se designar uma parte para família (no caso de não haver família seria depositado em uma conta para ser retirado posteriormente a sua liberdade) e a outra parte seria para sustentar-lhe na cadeia, reduzindo assim os gastos aos cofres Públicos.

VANTAGENS

-  Ensina uma profissão ao preso;
-  Ressocializa-o, pois o colocará em convívio maior com demais detentos;
- Reduz os custos dos cofres públicos, pois parte do lucro e do salário ajudaria na sustentabilidade;
- Ajudaria a família do preso que fica desamparada, pois muitas vezes era o detento quem sustentava a mesma;
-  Levando em consideração que essa Fábrica/Industria vá recolher impostos, teríamos geração de receitas; 
- Teríamos produtos de boa qualidade com preços acessíveis, pelo fato da empregabilidade ser de mão de obra barata (menor custo, em termos de salário, transporte, plano de saúde);

Essa idéia se colocada em prática com certeza trará muito mais vantagens do que as que eu citei, no entanto dependemos do nosso poder Político para estudar as possibilidades, e colocar em prática o proposto.

FONTES:


ESSA IDÉIA PERTENCE A: FERNANDA MACÊDO
E-mail: biskm@terra.com.br
Twitter: @fernanda_biskm


Um comentário:

  1. É preciso sempre rever os objetivos da PRISÃO. Os prisioneiros precisam de atendimentos em todos os aspectos para voltar a sociedade e demonstrar que não foi em vâo e poder ser útil para si mesmo e para seus semelhantes.
    Concordo com a idéia
    Lucelia clarindo

    ResponderExcluir

Gostou da Idéia?? Então comente.